O Paraná recebe a partir da próxima segunda-feira (28) mais uma rota área – o primeiro voo de Lima, capital do Peru, chegará às 6h55 ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José do Pinhais (RMC). Operada pela Latam, a nova rota Curitiba-Lima contará escala será de três voos semanais.
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, as novas rotas aéreas colaboram para o crescimento da economia paranaense. “Estamos realizando um trabalho permanente de fomento aos negócios e ao fluxo de passageiros internacionais. São turistas que chegam ao Paraná para conhecer nossos atrativos, participar de eventos, congressos até mesmo a trabalho. De toda forma, eles fomentam a economia do Estado, porque se hospedam em hotéis, compram produtos, se alimentam em restaurantes e movimentando a cadeia produtiva do setor”, afirma.
O diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, Irapuan Cortes, lembra que os voos vão incrementar o fluxo turístico estadual. “Serão três voos diretos por semana que, aliados às rotas diretas já existentes, aumentarão o fluxo turístico de forma considerável. A participação do Estado em feiras turísticas da América do Sul também deve ter um impacto na chegada de novos turistas estrangeiros, que agora têm mais opções para conhecerem o Paraná”, diz.
OPERAÇÕES– O voo Curitiba-Lima tem uma duração média de 5 horas e vai operar às segundas, quintas e sábados, por meio de aeronaves da família Airbus A320, com capacidade de transportar até 174 passageiros. Na comparação com outras viagens partindo de Curitiba com destino a Lima (que necessitam de conexão no aeroporto de Brasília), a nova rota direta vai diminuir em até três horas o tempo médio de deslocamento para a capital peruana.
A LATAM prevê transportar até 43 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Peru, que já conta com as operações regulares São Paulo-Lima, Rio de Janeiro-Lima e Brasília-Lima. “Com este novo voo, Curitiba será uma nova alternativa para a conectividade regional por ser capaz de ligar o passageiro da Região Sul do Brasil não apenas com o Peru, mas também com a América do Norte e o Caribe”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
OUTROS VOOS – A melhoria da conexão aérea estadual é uma das iniciativas do Estado para a captação de mais turistas estrangeiros. Neste ano, o Paraná conquistou quatro novas rotas diretas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena passou a receber voos sem conexão de Santiago (Chile) pela JetSmart (um voo sazonal que opera entre julho e setembro); e da Argentina (Buenos Aires), também pela JetSmart. Em dezembro começam as operações de voos para Assunção (Paraguai), pela Companhia Aérea Azul. Com isso, o principal aeroporto do Estado dobrou o número de voos internacionais em 2024.
O Paraná também conta com voos diretos para Montevidéu (Uruguai) pela Azul; Buenos Aires (Argentina) pela Aerolineas Argentinas e a Gol; e Santiago (Chile) pela Latam, todos no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Enquanto no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é possível se conectar sem escalas com Santiago (Chile) pela Companhia JetSmart.
Mín. 20° Máx. 22°